USINA DOS BRAGAS

Localizada no município de Itamonte, sul de Minas Gerais, a Usina dos Bragas está sob Concessão à Valfim desde o ano de 2006, gerando energia elétrica limpa e sem agressões ao meio ambiente, dentro dos rígidos padrões de segurança exigidos e com todas as autorizações dos órgãos competentes.


O COMEÇO DA CONCESSÃO

Um dos principais fatores na escolha da instalação das Industrias do Grupo Valfim em Itamonte foi a oferta feita pelo município da administração da Usina dos Bragas. A possibilidade da produção de energia, indispensável para o funcionamento das indústria, foi muito relevante para a implantação do parque industrial que hoje emprega diretamente mais de 800 pessoas e outras centenas indiretamente.

Após ter sido aprovada a Concessão de Uso de Bem Público pela Câmara de Vereadores de Itamonte, através da Lei Municipal nr. 1688/2005, a administração da área da Usina passou a ser de responsabilidade do grupo no ano de 2006, incluindo aí o respeito a toda e qualquer norma de segurança exigida pelos órgãos competentes, como IBAMA, IEF, ANEEL e outros. A administração e condução dos trabalhos na Usina dos Bragas foi designada à ENERGIS DO BRASIL, empresa que possui as condições técnicas necessárias para o desenvolvimento deste desafio, acolhido pela Concessionária.

A situação encontrada àquela época era bem diferente da atual. Equipamentos e instalações estavam há mais de 30 anos em estado de abandono e necessitaram passar por profundas reformas, trocas e readaptações para possibilitar o reinício das operações.

A Casa de Máquinas e equipamentos deteriorados pela ociosidade de mais de 30 anos

Como constante do Contrato de Concessão de Uso do Bem Público, assinado pelo município de Itamonte e a Concessionária, toda e qualquer obra de melhorias da área é de responsabilidade da Concessionária que também deveria manter e conservar as características arquitetônicas da propriedade. Também era condição para a Concessão, a aquisição de todas as licenças para o funcionamento da Usina junto à ANEEL, ONS, IBAMA e todos os órgãos competentes envolvidos.

Após concluída a fase inicial de regulamentação, os investimentos se voltaram para a recuperação do maquinário existente, reforma dos prédios e instalações e as demais necessidades como a construção de linha de transmissão, compra e instalações de equipamentos informatizados, aterramentos, limpezas e contenção de barrancos, dentre outros. Um processo que durou cerca de dois anos antes da reativação da Usina, no ano de 2008.

Unidade Geradora na Casa de Máquinas após reformas necessárias.